Entristece-me como Timorense de ouvir tantas vozes zangadas. Creio que de certa forma todos os comentários são legítimos e com alguma verdade.
Mari Alkatiri usufrui de certas benesses como ex-governante mas estas são umas migalhitas se compararmos com o nível de vida de certa " elite" Timorense.
Todo este grande destaque dado a Mari Alkatiri, em minha opinião, só encontro uma justificação: afastar os olhos de assuntos bem mais sérios do que certas regalias que usufrui um ex governante. Os olhos e críticas neste momento deveriam estar centrados no actual escândalo, o buraco orçamental do Governo de Xanana. A Ministra da respectiva pasta deveria já ter pedido a resignação do cargo que ocupa até os tribunais apurarem os factos. Creio que deve isto ao Povo de Timor. Até agora leio pouco acerca deste vergonhoso assunto e as alegações de defesa deixam muito a desejar... num Estado de Direito, Democrático, este assunto teria sido uma prioridade e daria cadeia! Mas em Timor... é outra história.
Acusar Alkatire de todas as maleitas de Timor-Leste e já não ter mais imaginação... e começa a tornar-se absolutamente RIDÍCULO!!!!!
Mea culpa e o que o actual ilegítimo Governo de Timor deveria começar a fazer!!!
Desde que Mari abdicou do cargo de Primeiro-Ministro, a credibilidade da " causa" Timorense começou a ser questionada. Lembrem-se como Xanana foi recebido em Portugal e na sua entrevista à SIC o quanto foi ridicularizado, parecia que estava hipnotizado, não dizia " uma para a caixa".
Conheci Alkatiri em Lisboa nos anos noventa e, a meu ver um homem de Estado, implacável nas suas decisões, nele reflectia-se um verdadeiro homem de Estado. Timor precisa de mais Alkatiris e não de lambe botas governantes, precisamos de alguém que genuinamente DEFENDA os interesses Timorenses