Frente Revolucionária de Timor Leste Independente

DIRECÇÃO FAFC

Coordenador – Geral

Eng. Samuel Freitas

Vice CoordenadorGeral

Alexnadre Pinto

Contactos:

Samuel Freitas (00351-913892252)

e-mail : faf-coimbra@hotmail.com

Residência Universitária de Santiago, bl. 4, 3810-193, Aveiro, Portugal.


quarta-feira, 25 de junho de 2008

DE QUE LADO SOU EU???

Se um dia alguém me perguntar de que lado sou eu ou de que partido sou eu? Responderia com toda a minha mocidade e simplicidade que sou daquele que sofreu e lutou do nada e pelo nada mas lutou com dignidade, lutou com a sua própria sangue e própria vida para escrever a palavra da independência nesse globo do mundo, e que continua a lutar para uma vida melhor das crianças de Timor leste. É a FRETILIN.
Mas agora, como um jovem dos anos de oitenta e que sabe pouco da história mas foi vítima da própria história como os outros jovens, pergunto eu, porque é que as pessoas fogem da sua própria casa, só por causa de um mal entendimento entre os membros na nossa casa e divergência das ideias entre nós….??
Quanto a um jovem como eu, só queria que ficássemos todos juntos de novo, só queria que déssemos as mãos de todos nós, para que esta casa jamais será destruída, para que um dia se as crianças e jovens perguntarem qual é a casa tem mais segurança, qual é a casa lhes dá protecção e qual é a casa que suporte todas as forças de natureza tanto vento, chuva como ondas do mar….???? a resposta seria a nossa casa FRETILIN…..

MAI ITA KAER RASIK ITA KUDA TALIN
SE DEIT MAK MAI ….
DUNI TIHA SIRA
KARIK ITA SEI PRECISA DEIT SIRA NIA MÁQUINAS MAS LA´OS SIRA NIA EMA E NEM SIRA NIA KILAT…

Hélio Guterres
(Larimata)


A defesa do partido

Bem, parece me que sou novo demais para falar sobre este titulo, mas com toda a minha simplicidade gostaria de fazer uma pequena contribuição neste partido glorioso.
Acho que é necessário considerar a defesa do partido como atarefa fundamental do momento. Actualmente esta é, efectivamente, a principal e inadiável tarefa de todos os frentistas, o que implica levantar à prática, em todo o Partido, as directrizes da circular. Paralelamente ao andamento do desse governo ilegítimo liderado pela AMP, e é sabido pelo mundo inteiro que está a caminho da queda. Sendo assim o Partido da FRETILIN como o partido da oposição deste governo e como frentistas vamos ter que ver para dentro do partido principalmente a defesa do partido.
A defesa do partido não significa – como parece ser o pensamento de alguns camaradas – limitar a actividade de massa e a vida política das organizações e dos membros dos outros Partidos. Pelo contrário, para uma melhor defesa do Partido é essencial reforçar a ligação com as massas e intensificar a vida política de todo o Partido, e é para isso é necessário reforçar organicamente o Partido. Na minha opinião reforçar o Partido organicamente significa:
· O êxito da aplicação prática da linha política e dos projectos do Partido depende do trabalho de organização. Para isso, o Partido precisa-se das pessoas formadas e competentes, nos quadros, que capazes de as defenderem e lutarem pela sua aplicação,
· Criar organizações nas regiões do País onde existem clareiras ou onde o Partido não está estruturado,
· Criar e reforçar laços entre o Comité Central e as organizações fora do País,
· Reforçar as organizações já existentes principalmente nas grandes empresas, nos grandes centros operários e camponeses.

É uma tarefa de todo o partido e não somente de alguns militantes. É uma tarefa difícil mas acredito na FRETILIN, acredito nos frentistas e acredito o nosso lema, UNIDADE e ACÇÃO, pois, só pela unidade podemos actuar e levar o Partido avante e assim também o País. Como estudante técnico fora do País não vou poder contribuir um acto directo nesta tarefa, mas eu e todos os meus camaradas em Coimbra estamos sempre prontos na contribuição das ideias e estamos a preparar a nossa bagagem de estudo para apoiar todos os projectos do Partido.
A FRETILIN não foi e não é constituída pelos ex-bupatis nem os intelectuais, mas sim pelos pastores da montanha e os seus filhos, pelos agricultores (natar ho toós nia oan sira) e pelos pescadores, vendendo os animais, as mandiocas, o kumbili e os peixes para que os seus filhos pudessem ter acesso a entrar na escola. Mas, agora já estamos prontos para governar um pais……

Hélio Guterres
(Larimata)
23 de Junho de 2008