Frente Revolucionária de Timor Leste Independente

DIRECÇÃO FAFC

Coordenador – Geral

Eng. Samuel Freitas

Vice CoordenadorGeral

Alexnadre Pinto

Contactos:

Samuel Freitas (00351-913892252)

e-mail : faf-coimbra@hotmail.com

Residência Universitária de Santiago, bl. 4, 3810-193, Aveiro, Portugal.


quarta-feira, 11 de novembro de 2009

XIMENES BELO CHEGA HOJE À MADEIRA

Por; Artur de Freitas Sousa
Diário de Notícias - Madeira - Funchal
11 de Novembro de 2009

Nobel da Paz desloca-se à região para o lançamento da segunda edição da obra "Gentio de Timor"

O Nobel da Paz, D. Ximenes Belo, inicia hoje uma visita de quatro dias à Madeira. O lançamento da segunda edição do livro "Gentio de Timor" está no centro da visita do Bispo timorense à região.

O livro publicado em 1935, da autoria do madeirense Armando Pinto Correia, é suportado pela autarquia de Câmara de Lobos no âmbito no município da cultura.

A obra do antigo administrador de Baucau aborda de "forma miniciosa" as tradições e costumes do povo timorense.

Embora raro, o livro do antigo administrador de Baucau assume relevância social e histórica para o povo de Timor-leste. Por estas razões, D. Ximenes Belo solicitou a nova edição da obra. Pinto da Correia é natural do Estreito de Câmara de Lobos, razão pela qual a autarqia acedeu em apoiar a segunda edição.

"Um livro muito completo e inclusivamente, em 1936 houve um antropólogo francês, Arnold Gennep, muito famoso no início do século, que citou o livro de Armando Pinto Correia numa revista francesa", refere José Luís Gonçalves, o magistrado madeirense que trabalhou em Timor durante o período de independência. "Portanto é uma entidade independente que diz mesmo que é um dos melhores livros do mundo em termos de monografia de um povo".

José Luís Gonçalves é o organizador da exposição alusiva ao Massacre de Santa Cruz. Esta mostra em homenagem às vítimas vai estar patente no Campanário Centrum Club a partir do próximo sábado.

Amanhã, quinta-feira, D. Ximenes Belo encontra-se com o presidente do Governo Regional, seguindo-se uma missa em homenagem às vítimas do massacre de Santa Cruz na igreja da Câmara de Lobos.

A apresentação da segunda edição da obra de Pinto Correia está agendada para sexta-feira, pelas 15 horas, no âmbito do IV Fórum da Associação de Escritores da Madeira.

D. Ximenes Belo deixa a Região na tarde de domingo.