Frente Revolucionária de Timor Leste Independente

DIRECÇÃO FAFC

Coordenador – Geral

Eng. Samuel Freitas

Vice CoordenadorGeral

Alexnadre Pinto

Contactos:

Samuel Freitas (00351-913892252)

e-mail : faf-coimbra@hotmail.com

Residência Universitária de Santiago, bl. 4, 3810-193, Aveiro, Portugal.


sábado, 9 de agosto de 2008

Entrevista com o Coordenador-Geral (António Guterres)

FÓRUM ACADÉMICO DA FRETILIN EM COIMBRA

Coordenador- Geral de FAFC (a direita)

FAFC: Que balanço faz das primeiras actividades do Fórum?

AG: muito positivo. Parece-me que o Fórum encontrou o caminho certo, tem membros fantásticos e com capacidade intelectual que eu devo reconhecer.

FAFC: Acha que o Fórum está no bom caminho?

AG: eu creio que sim. O nosso principal obstáculo, foi a criação do Fórum, mas conseguimos ultrapassá-lo, isto, deve-se a união e a humildade que os membros têm vindo a demonstrar. Temos um grupo fantástico e pretendemos alargar este grupo.

FAFC: Como vai alargar este grupo?

AG: promover o diálogo e dar a conhecer os objectivos do Fórum, são os principais passos para pudermos alargar o grupo.

FAFC: Até a onde, o Fórum pretende chegar?

AG: o nosso caminho já está definido, nós temos objectivos bem claros e queremos concretizar estes objectivos.

FAFC: Qual é a necessidade de criar este Fórum?

AG: Bom, a principal necessidade está estipulada no nosso regulamento interno, nós temos 5 objectivos para cumprir.

FAFC: Visto que a Direcção do Fórum está bem constituída, qual é o segredo?

AG: Nós não temos segredo nenhum, a escolha baseia-se essencialmente na disponibilidade e capacidade profissional. Como sabe, o Fórum é um espaço político, é preciso lidar bem com a pressão, porque a política é um jogo, se jogar bem ganha o jogo se jogar mal perde o jogo.

FAFC: Como vê a situação política que a Fretilin tem vindo a enfrentar?

AG: a Fretilin continua a ser o defensor da causa do povo, tem vindo a demonstrar a sua maturidade política, eu creio que é o único partido que está bem organizado. Pelo que tem vindo a demonstrar, o partido merece o nosso total apoio.

FAFC: Acha que o Mari Alkatiri é problema para o país?

AG: eu acho que não. O povo foi mobilizado para desacreditar a governação da Fretilin. Como sabe, o nosso secretário-geral sempre foi alvo a abater, pois ele é o cérebro principal que capaz de transformar um Timor-Leste melhor. Em suma, ele é o homem certo no lugar certo para conduzir o país.

FAFC: Como vê a politica do governo actual?

AG: a forma como o governo está a conduzir o país, parece-me que estamos perante um governo de reality show. Em apenas 10 meses, o governo bateu o recorde em termos de gastos. Há uma desgovernação total, o governo não tem um projecto claro para o país. Só sabe fazer despesas e não sabe produzir receitas.

FAFC: O que se deve fazer para evitar esta autêntica desgovernação?

AG: deve haver uma inclusão total de gente capacitada, fazer uma avaliação global das necessidades do país e apresentar um projecto claro para o desenvolvimento da nação.

FAFC: Como juventude Fretilin, o que espera para o futuro do país?

AG: a Fretilin continua ter o seu compromisso político com o povo, como juventude, queremos defender este compromisso. O povo não merece sofrer desse jeito, alguém tem gritar e falar em nome do povo.

FAFC: Alguma vez teve medo do que está a fazer?

AG: medo, nunca tive medo. Gosto muito de lidar com a pressão, a pressão é um desafio, sem desafio não existe vida. Tenho consciência do que estou a fazer. Aproveito esta oportunidade para apelar a todos os jovens timorenses, como cidadão livre, nós devemos enfrentar o medo e proteger o nosso sonho. O nosso sonho é ver Timor-Leste democrático, prospero, paz e harmonia.

FAFC: Como Coordenador-Geral do Fórum o que pretende fazer para o futuro?

AG: até ao momento, a Direcção tem cumprido o seu dever, conseguiu estabelecer o contacto com a Direcção do partido, divulgando o Fórum a nível nacional e internacional e promovendo debates de carácter político e académico. Unir os académicos da Fretilin em Portugal continua ser a prioridade desta Direcção. No futuro, vamos trabalhar no sentido de preparar alguém que possa assumir os próximos compromissos do Fórum.