Frente Revolucionária de Timor Leste Independente

DIRECÇÃO FAFC

Coordenador – Geral

Eng. Samuel Freitas

Vice CoordenadorGeral

Alexnadre Pinto

Contactos:

Samuel Freitas (00351-913892252)

e-mail : faf-coimbra@hotmail.com

Residência Universitária de Santiago, bl. 4, 3810-193, Aveiro, Portugal.


segunda-feira, 10 de agosto de 2009

TIMOR-LESTE MERECE UMA OPORTUNIDADE MELHOR


Por: António Guterres

AMP falhou a sua oportunidade, não merece outra. Há quase três anos no poder, temos assistido a frequente número de escândalos na estrutura política deste governo. Nos dias que correm o povo timorense possue uma opinião muito desconfiada acerca do governo de Gusmão.

De facto, os ministros de Gusmão transfiguram o governo como uma empresa particular, fazendo o que não devia ser feito e não fazer o que devia ser feito. Em vez de governar para as pessoas, Gusmão e os seus ministros dedicaram-se a governar contra as pessoas. Em vez de colocar o governo ao serviço do Estado, a AMP apropriou-se do Estado para servir os amigos e familiares.

Temos a noção de que, em democracia não se governa para uma abstracção. Timor-leste não está condenado a ser um laboratório de experimentalistas de ocasião agarrados a lugares comuns sem sentido. Estamos pior do que estávamos na altura do governo da Fretilin. AMP falhou a sua oportunidade. Não merece outra.

O país merece uma oportunidade para determinar o seu futuro. Os acontecimentos nos últimos três anos não resolveram, mas sim agravaram. O número de problemas aumenta de dia para dia: corrupção e nepotismo, uma economia injusta, a desordem pública e um desprezo generalizado pelos direitos humanos e pela lei. Como resultado, o país enfrenta uma governação sem governo.

O governo não pode pensar que é o dono do país. Ao fim de quase três anos no poder, os desafios que enfrentamos são reais.

A nossa nação exige nova liderança e novas ideias. Timor-leste precisa de ser gorvernado por princípios que orientem o país para um futuro melhor. Um governo que governa para o país e para o povo timorense.

Queremos uma nova organização política para o Estado timorense, um novo modelo de governo, transparente, responsável e credível. Queremos um governo que respeite a lei, um governo que estimule e apoie as pequenas e médias empresas, um governo com uma política fiscal diferenciada e apropriada.

Ao fim de quase três anos, continuamos a assistir a um governo confuso com a sua ideologia, um governo de reality show e um governo com personalidade autocrática. É o momento de dizer basta, queremos uma nova força política que capaz de apontar o caminho, porque Timor-leste merece uma oportunidade melhor.