Frente Revolucionária de Timor Leste Independente

DIRECÇÃO FAFC

Coordenador – Geral

Eng. Samuel Freitas

Vice CoordenadorGeral

Alexnadre Pinto

Contactos:

Samuel Freitas (00351-913892252)

e-mail : faf-coimbra@hotmail.com

Residência Universitária de Santiago, bl. 4, 3810-193, Aveiro, Portugal.


domingo, 18 de outubro de 2009

FRETILIN PRONTA PARA GOVERNAR, PORTA-VOZ DE GUSMÃO ERROU NOVAMENTE

FRETILIN - Comunicado de Imprensa - Dili, 16 de Outubro de 2009

O primeiro-ministro de facto, Xanana Gusmão, pode ter ganho a batalha no Parlamento sobre a sua libertação do notório líder da milícia Maternus Bere, mas ele perdeu a guerra com o público que acompanhou o espectáculo na TV e na rádio. A coligação do governo da AMP também perdeu pesadamente nas eleições locais em 9 de Outubro.

"Essa é a melhor explicação para os novos ataques baixos do PM na média à FRETILIN esta semana", disse o Vice Presidente da FRETILIN e deputado Arsénio Bano.

Num novo comunicado à imprensa, do porta-voz do PM, ele descaradamente deturpou e citou erradamente as declarações do Dr. Mari Alkatiri, relatadas no diário de Díli, Suara Timor Lorosae, em 13 de Outubro de 2009.

"Onde a história relata que o Secretário-Geral da FRETILIN, Dr. Mari Alkatiri, apelou para uma antecipação das eleições nacionais, o comunicado à imprensa do PM alegou que ele disse que a FRETILIN não estava pronta para governar", disse o Sr. Bano.

"O Dr. Alkatiri diz que deveria haver um novo mandato de cinco anos para um novo governo, e não uma mudança de alianças no parlamento existente, o que permitirá um novo governo pouco mais de dois anos para reparar a enorme desordem criada pelo governo de Gusmão . Essa é a posição da FRETILIN," disse o Sr. Bano.

"As eleições para os sucos, as eleições para os líderes da nossa comunidade, realizadas em todo o país, mostram que os votos da última sexta-feira, dos partidos da AMP, desceram consideravelmente. Os votos da FRETILIN subiram de volta e demonstram o apoio eleitoral que o partido tinha antes de Gusmão e os seus aliados terem fomentado divisões no exército, na polícia, e gangues organizados à volta de Díli. O Sr. Gusmão dividiu o país entre leste e oeste, num discurso onde pretendeu incitar à violência, da qual obteve sucesso ao fazê-lo”, disse Bano.

Os resultados provisórios anunciados pela Comissão Nacional de Eleições das listas de candidatos eleitos para os sucos e chefes dos mesmos, bem como os conselhos comunitários, confirmam que as listas de candidatos feitas por líderes locais da FRETILIN, e que são bem conhecidos na comunidade como sendo candidatos da FRETILIN nessas comunidades, ganhou mais de 56% dos cargos no âmbito nacional e em Dili mais de 64%.

"No entanto, em lugares como Fatobessi no distrito de Ermera, no leste do país, outrora um bastião do partido aliado a Gusmão, o Partido Democrata, eles só conseguiram obter 50 dos milhares votos.

"De facto, no distrito de Ermera, como um todo, a FRETILIN conseguiu todas as posições ganhando 32 dos 52 sucos, enquanto que em 2007 nós só tinhamos 10% dos votos. O desânimo e desespero entre a AMP e os deputados do Sr. Gusmão são palpáveis. Eles são muito expressivos do seu desânimo para com os resultados.

"Os eleitores estão cansados do aumento da corrupção oficial, os relatórios do Provedor de Justiça demonstram abuso de poder e corrupção, conluio e nepotismo, incluindo acusações graves contra o Primeiro-Ministro e o seu vice PM, Guterres. Os serviços básicos estão a deteriorar-se em todo o país. Escolas públicas foram fechadas desde Julho e permanecerão fechadas até ao próximo ano. Estradas rurais estão piores do que nunca, "disse Bano.

“A credibilidade do Sr. Gusmão como líder está a cair, e ainda mais com o seu desempenho duvidoso, durante o debate da moção de censura nesta segunda-feira. Ele foi evasivo e pouco convincente, quando ele tentou argumentar que Bere não tinha sido liberado, mas apenas" transferido" de um estabelecimento prisional para outro, isto é da prisão de Becora, para o novo estabelecimento prisional - a embaixada Indonésia!"

Desmentindo as afirmações do Sr. Pereira de que "tudo está bem“, Bano refere o relatório do Secretário Geral das Nações Unidas para o Conselho de Segurança, no qual disse. "Mais tempo é necessário para garantir que os diversos esforços destinados a combater os muitos desafios políticos, institucionais e socioeconómicas com que a jovem nação de Timor-Leste ainda se confronta de modo a permitir-lhes criar raízes nas instituições e nos processos democráticos". O relatório acrescentou ainda que "as causas subjacentes à crise de 2006, incluindo a subida do nível da pobreza, o desemprego persistente, a falta de um regime efectivo que regule a terra e a propriedade, e a falta de justiça e de segurança, ainda poderão desestabilizar o país...as tensões que se mantêm em algumas comunidades pode levar a futuros conflitos a nível local".

O Sr. Bano foi mordaz nos alegados créditos do PM sobre pensões pagas por ele.

"Em primeiro lugar, esta política é da FRETILIN consagrada na Constituição pela FRETILIN, enquanto que o Sr. Gusmão, o Vice-Primeiro-Ministro, Mário Carrascalão, a Ministra da Justiça, Lúcia Lobato, o Ministro da Agricultura, Mariano Sabino Lopes, o vice-ministro da Educação, Paulo Assis Belo, todos eles votaram contra, como todos eles votaram contra a Constituição vigente na Assembléia Constituinte. O que eles dão em termos dessas pensões para os idosos, no valor de US. $ 240 por ano, é um quarto do subsídio de habitação e serviços dos ministros e outros membros do governo obtêm, para além do seu salário de mais de US $ 900 por mês. Depois, há o aumento de 400% ou mais que eles já garantiram aos deputados este mês,"disse o Sr. Bano.

"Quando a FRETILIN formou Governo em 2002, o orçamento nacional era apenas US$ 83 milhões dólares e proveio essencialmente dos doadores. Hoje em dia existem cada vez mais vozes dizendo que com apenas 20% do orçamento anual de que Gusmão goza, a FRETILIN foi capaz de garantir mais em termos de bens e serviços básicos, como água e saneamento, electricidade, serviços de saúde e educação, que têm piorado desde Agosto de 2007 ", concluiu Arsénio Bano.

Para mais informações contactar o deputado Arsénio Bano on +670 741 9505
*Tradução de ZIZI TIMOR OAN - TLN