Frente Revolucionária de Timor Leste Independente

DIRECÇÃO FAFC

Coordenador – Geral

Eng. Samuel Freitas

Vice CoordenadorGeral

Alexnadre Pinto

Contactos:

Samuel Freitas (00351-913892252)

e-mail : faf-coimbra@hotmail.com

Residência Universitária de Santiago, bl. 4, 3810-193, Aveiro, Portugal.


sexta-feira, 30 de outubro de 2009

D. Ximenes Belo na Madeira

Vera Luz, Jornal da Madeira
30 de Outubro de 2009

D. Ximenes Belo, Nobel da Paz em 1996, vai estar na Madeira entre os dias 12 e 15 de Novembro para participar no lançamento do livro "Gentio de Timor", da autoria do capitão Armando Pinto Correia (natural do Estreito de Câmara de Lobos), e que foi administrador de Baucau entre 1928 e 1934.

Trata-se de uma obra etnográfica e cultural de especial significado e que agora é reeditada sob a coordenação do dr. João Luís Gonçalves, com o patrocínio do Município de Câmara de Lobos.

Encontros oficiais e celebrações

Para além do lançamento do livro, marcado para 13 de Novembro no Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, às 10h:30, e de uma recepção na Câmara Municipal da Ribeira Brava nesse mesmo dia, o Bispo resignatário de Díli tem agendadas várias reuniões oficiais. Assim no dia 12 de Novembro, irá encontrar-se com o Presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, será recebido nos Paços do Conselho de Câmara de Lobos, e irá celebrar uma Missa na Igreja de São Sebastião (Câmara de lobos), às 17 horas, em homenagem às vítimas do massacre no cemitério de Santa Cruz (Timor-leste), no ano de 1991.

No programa oficial de D. Ximenes Belo destacam-se ainda outros encontros e iniciativas, nomeadamente a reunião com o Bispo do Funchal, D. António Carrilho, e com os seminaristas do Seminário Diocesano, no dia 14 de Novembro.

Também nesta data, o antigo Bispo de Díli vai participar na cerimónia de homenagem aos soldados da Guerra do Ultamar, no cemitério do Campanário, promovida pela Liga dos Combatentes, seguindo-se uma celebração eucarística na igreja do Campanário, "em homenagem às vítimas da Guerra Colonial", e um jantar organizado pela Academia madeirense das Carnes / Confraria Gastronómica da Madeira.

Finalmente, no dia 15 de Novembro, D. Ximenes Belo irá celebrar uma Missa nos Salesianos, dado que é também membro da Congregação fundada por São João Bosco.

A última vez que o antigo Bispo de Timor-leste esteve na Madeira, recorda-se, foi em 2003. Natural da Região Baucau, D. Ximenes Belo tem 61 anos de idade e em 1996 foi distinguido, juntamente com Ramos Horta, com o Nobel da Paz, "pela sua defesa dos direitos do povo maubere" que abriu portas à "autodeterminação dos timorenses".