Frente Revolucionária de Timor Leste Independente

DIRECÇÃO FAFC

Coordenador – Geral

Eng. Samuel Freitas

Vice CoordenadorGeral

Alexnadre Pinto

Contactos:

Samuel Freitas (00351-913892252)

e-mail : faf-coimbra@hotmail.com

Residência Universitária de Santiago, bl. 4, 3810-193, Aveiro, Portugal.


quarta-feira, 3 de junho de 2009

Reunião do FAFC

Dia 30 de Maio de 2009,

Realizou-se, no 4º piso do Centro Comercial Avenida de Coimbra, uma das habituais reuniões do FAFC. Estavam em discussão dois assuntos principais:
  • Expulsão do militante José Luis Guterres e seus seguidores
  • Definição das actividades que melhor fazem participar todos os membros do FAFC

Em relação ao primeiro assunto, a expulsão do militante José Luis Guterres (e seus colegas) da Fretilin, os membros do FAFC limitaram-se a expressar as suas modestas opiniões e comentários, de uma forma bastante académica, confrontando os comportamentos dos referidos militantes com o estatuto e regulamento interno da Fretilin, durante o periódo pós-independência. Feito isto, o FAFC chegou a um senso comum de que a decisão da Comissão Nacional de Justiça, apoiada posteriormente pelo Comité Central da Fretilin (CCF), foi bem justificada.

É necessário conscientizar todos que num estado democrático tudo é regido por leis. Ninguém pode colocar-se acima da lei. Só assim é possível servir o bem comum. Os partidos políticos também se organizam da mesma forma. Há estatuto e regulamento interno que governam a sua existência e os comportamentos dos seus militantes, pelo que todos os actos que violam conscientemente os valores, os princípios e as linhas políticas desses mesmos partidos merecem a chamada de atenção.

O FAFC admira a capacidade intelectual e a qualidade profissional do Sr José Luis Guterres, não se furtando a reconhecer que também foi importante em várias linhas da luta da Fretilin durante o colonialismo indonésio. Revelou-se após a independência de Timor um homem dotado de espírito de mudança e foi este espírito que ele queria injectar no partido da Fretilin.

Mudar é necessário. É fundamental saber o porque tem de mudar, se realmente quiser mudar deve haver mais vontade política, mais dedicação e mais trabalhos. Os militantes e a juventude do partido esperavam mais do Senhor José Luís Guterres.

No entanto, é de lamentar que o seu desempenho para atingir os seus objectivos de mudança ficou muito aquem das expectativas. Se realmente ele teve as boas intenções para a Fretilin, nunca deveria abdicar-se do partido e dos seus deveres.

Deveria permanecer de corpo e alma na Fretilin, trabalhar com os outros militantes em prol dos objectivos do partido e só assim poder realizar as suas boas intenções. Infelizmente ele mudou o seu rumo político e juntou-se aos adversários políticos da Fretilin, tomando o cargo de vice primeiro ministro, para contrariar os príncipios e linhas políticas da Fretilin. Esta faceta do Sr José Guterres é indigna para Fretilin e é considerada ìmpar à sua capacidade intelectual. Ele pôs em causa os valores do partido da Fretilin, pelo que a sua expulsão é justíssima.

Em relação ao segundo assunto da reunião, os membros do FAFC estiveram de acordo com a realização de oratórias que visam abordar temas diversos conexos com evolução da jovem nação Timorense. Estas oratórias serão dirigidas tanto pelos membros do FAFC como pelas pessoas não membros, convidadas pelo FAFC. Tudo será feito conforme a disponibilidade dos oradores e a especificidade dos temas a escolher. Isto é um dos melhores mecanismos que o FAFC quer pôr em funcionamento, visando nutrir a capacidade dos seus membros de dominar a arte de discursar em público, enriquecer os conhecimentos académicos dos mesmos através da partilha mútua de ideias e estimular a sua capacidade de resposta face aos problemas emergentes.