Hoje, 20 de Maio é um dia especial para todos os timorenses. É o dia em que o povo timorense celebra a restauração da independência de Timor. Mais um ano e muitas esperanças ainda por cumprir.
Neste 7º aniversário, os membros do Fórum Académico da Fretilin em Coimbra (F.A.F.C) através da sua Direcção, resolveram vir por este meio apelar à unidade das nossas forças políticas, das F-FDTL, das PNTL, da sociedade civil em Timor-leste, em particular a Igreja para que este 7º aniversário seja reflectido e ponderado por todos os timorenses.
O povo timorense deseja uma democracia verdadeiramente prática no dia-a-dia e não uma democracia que seja, somente, proclamada em teoria.
No entanto, mesmo com a recente celebração da restauração da independência da Pátria, o povo timorense ainda continua a sofrer na pele a injustiça, as desigualdades e o desemprego, isto, em nada favorece a imagem do nosso país, não só dentro mas também como fora de Timor.
Os membros do F.A.F.C desejam um Timor-leste mais próspero num futuro próximo, em cada um de nós seja um verdadeiro patriota em todas as vertentes do progresso e do desenvolvimento da nossa maravilhosa pátria.
Deste modo, F.A.F.C expõe as suas visões ou opiniões sobre a actual situação do país neste 7º aniversário.
Coimbra, 20 de Maio de 2009
A Direcção