Frente Revolucionária de Timor Leste Independente

DIRECÇÃO FAFC

Coordenador – Geral

Eng. Samuel Freitas

Vice CoordenadorGeral

Alexnadre Pinto

Contactos:

Samuel Freitas (00351-913892252)

e-mail : faf-coimbra@hotmail.com

Residência Universitária de Santiago, bl. 4, 3810-193, Aveiro, Portugal.


quinta-feira, 21 de maio de 2009

FRETILIN COMEMORA 35 ANOS DE EXISTÊNCIA COM A PRESENÇA DE RAMOS HORTA

Media Release - Dili, 21 de Maio de 2009

FRETILIN tem um compromisso com a paz, democracia e estabilidade: Mas vai continuar a lutar contra a má-governacão e a corrupção do governo da AMP.

O Secretário-Geral da FRETILIN e ex-Primeiro-Ministro, Mari Alkatiri, afirmou hoje que o seu partido, que celebra o seu 35o aniversário hoje, e é o maior partido representado no parlamento de Timor-Leste, vai continuar a dar o seu contributo para a consolidação da paz, da democracia e da estabilidade em Timor-Leste, sendo uma forte e critica oposição a este governo inconstitucional da AMP, liderado por Xanana Gusmão.
O Dr. Alkatiri falou num encontro da FRETILIN, onde estiveram presentes um grande número de membros, na celebração do seu 35o aniversário, ontem (20 de Maio), em Dili, na qual esteve também presente e foi orador, o lutador veterano para a libertação, e antigo Presidente do Parlamento Nacional, Francisco Guterres, “Lu Olo.”

A celebração também contou com a presença do Presidente da República de Timor-Leste, José Ramos Horta, o Representante Especial do Secretário-Geral da ONU, Atul Kare, os Embaixadores dos E.U.A., de Cuba e da Indonésia, representantes diplomáticos da Austrália, Grã-Bretanha, China, Japão, Brasil, o chefe da UNICEF, entre muitas outras personalidades que representam as organizações nacionais e internacionais.

"Temos paz e estabilidade em Timor-Leste hoje porque a FRETILIN assim deseja e faz de tudo para mantê-la. Ao contrario das forcas politicas que usaram a violência, em 2006, para causar a crise e tentar derrubar o governo legitimo FRETILIN, nós valorizamos o Estado de direito e a democracia demasiadamente para recorrer aos mesmos meios violentos ilegais para atingir os nossos objectivos como oposição. Isto apesar da nossa contínua afirmação de que o governo de Gusmão é inconstitucional e apesar da crescente prevalência da corrupção e má-governacão da AMP. A Democracia e o Estado de Direito têm de prevalecer.

“Estamos a assistir quase diariamente a revelações de escândalos, atrás de escândalos, no parlamento e na média, que garantiriam a resignação de ministros atrás de ministros em qualquer pais democrático e chegou-se já ao ponto em que se justificava a demissão do governo, a dissolução do parlamento e eleições antecipadas. Em muitos países, o povo já teria saído às ruas em massa. O tempo está-se a aproximar rapidamente para fazermos a Marcha para a Paz e Democracia e nós estamos publicamente empenhados em faze-la, por causa da má-governacão da AMP de Xanana,” declarou Alkatiri.

Alkatiri disse que a hora para a Marcha Paz é iminente, mas que a reorganização do partido tem de ser concluída em primeiro lugar, e que esta tem estado em curso desde o ano passado. Ele acrescentou que, entretanto, a FRETILIN continuará a usar o parlamento, os tribunais de direito e os tribunais de opinião pública, para fazer valer o seu caso; que este governo de facto da AMP não pode governar a termo completo, pois está repleto de corrupção é incompetente e um desperdício.
O Dr. Alkatiri reforçou a mesma mensagem expressa pelo Presidente da FRETILIN, Lu Olo, que foi um ex-combatente da libertação, tendo este recordado as décadas durante as quais ele e os seus companheiros lutaram pela liberdade e democracia que Timor Leste tem hoje. Ele apelou à FRETILIN para manter o espírito pacífico e democrático na luta nacional por uma sociedade mais livre, mais justa e mais equitativa.

O Presidente de Timor Leste, Dr. José Ramos Horta falou também, recordando os dias inspiradores onde ele juntamente com o Dr. Alkatiri, e o heróico falecido presidente Nicolau Lobato, e o heróico falecido membro do comité central da FRETILIN, Justino Mota, começaram em Timor Leste o movimento da independência ao co-fundarem a Associação Social Democrata Timorense, em 1974, que mais tarde, no mesmo ano, se tornou FRETILIN.

Reconhecendo e manifestando o seu forte sentimento de honra por ser um dos co-fundador da FRETILIN, o Presidente Ramos Horta prestou homenagem à histórica FRETILIN, assim como o seu papel actual na defesa do Povo Maubere. Num discurso calorosamente recebido pela multidão da FRETILIN, o Presidente Horta fechou o discurso dizendo, "como Presidente da República não posso declarar-me apoiante de qualquer partido político. Mas, como um co-fundador da FRETILIN eu posso dizer, Viva a FRETILIN!

Para mais informações pode contactar o deputado José Teixeira:+670 728 7080