Frente Revolucionária de Timor Leste Independente

DIRECÇÃO FAFC

Coordenador – Geral

Eng. Samuel Freitas

Vice CoordenadorGeral

Alexnadre Pinto

Contactos:

Samuel Freitas (00351-913892252)

e-mail : faf-coimbra@hotmail.com

Residência Universitária de Santiago, bl. 4, 3810-193, Aveiro, Portugal.


quinta-feira, 7 de maio de 2009

Cresce a pressão sobre a Ministra das Finanças acerca do escândolo dos salários


FRENTE REVOLUCIONÁRIO DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE - FRETILIN
MEDIA RELEASE - Dili, 6 de Maio 2009

Os comentários do novo vice-primeiro-ministro, Mário Carrascalão, dão mais peso ao apelo da FRETILIN para a Ministra das Finanças, Emília Pires, comparecer no Parlamento para responder às acusações de corrupção e nepotismo no seu ministério, disse hoje o deputado e vice-presidente da FRETILIN, Arsénio Bano.

O vice-primeiro-ministro, Carrascalão, que está a investigar a corrupção no seio do governo, disse ao Timor Post, ”as indicações actuais são de que a maior corrupção está no Ministério das Finanças.” (Edição de 24 de Abril de 2009).

Outro jornal de Díli, o Tempo Semanal (27.4.09) e o jornal “Weekend Australia” (25.4.09) detalharam os extraordinários salários elevados recebidos pelos assessores “ internacionais” da ministra. As reportagens também levantaram dúvidas acerca da integridade e transparência dos processos de recrutamento dos consultores, incluindo antigos amigos da Ministra da Justiça dos tempos em que esta viveu na Austrália.

Arsénio Bano disse que a preocupação com as irregularidades no Ministério das Finanças é tão generalizada que os deputados da aliança do governo estão a exigir respostas no parlamento.

“Todos os dias, nos últimos dois meses, tem havido criticas à má administração de Gusmão, da má gestão das finanças públicas e dos gastos públicos por parte dos deputados que visitam partes remotas do pais, para inspeccionar projectos governamentais e serviços prestados pelo governo,” disse Bano.

“Tudo isto depois das grandes “reformas”, que o ministro fez, após a perseguição politica a alguns funcionários públicos competentes, em 2007, depois de centralizar todo o poder e responsabilidade nos seus, excessivamente pagos, consultores internacionais e a exclusão e marginalização de competentes funcionários e directores,” disse Bano.

“A Ministra e alguns funcionários do Banco Mundial estão contentes em fechar os seus ouvidos às más noticias e cantar em voz alta de que tudo está bem, eles dizem que as estatísticas da execução orçamental são fantásticas e que o dinheiro está a fluir. O facto de que a maioria está a ser desperdiçada e mal gerida não representa nenhum problema para eles.”

“Não há crescimento no sector produtivo, apenas o triste efeito dos nossos dólares do petróleo inundarem o mercado. Todas as despesas em Dili são programas de embelezamento cosmético, mas muito pouco tem sido feito no desenvolvimento humano.”

A água ainda é escassa na maior parte de Dili e nas comunidades das zonas rurais o abastecimento piorou. O programa de refeições escolares é um desastre. O programa de emergência das estradas está a ser usado como um meio de entregar os projectos para os “políticos” amigos, enquanto a situação das estradas rurais piora.

“O parlamento de Timor Leste está a ficar sem assistência por parte dos tão chamados parceiros de desenvolvimento, nos nossos esforços para defender o papel constitucional do parlamento e do Estado de Direito. Tudo que temos são banalidades sobre o sucesso das suas capacidades de construção de projectos que não têm nenhuma relação com a realidade.”

Para mais informações contacte Arsénio Bano: +61 417 883 114 ou:
e-mail fretilin.media@gmail.com
Tradução de ZIZI TIMOR OAN