A Fórum Académico da Fretilin em Coimbra (F.A.F.C), através do seu vice coordenador-geral, Joaquim Fernandes, marcou presença na comemoração do 7º aniversário da restauração da independência de Timor, organizado pelos estudantes timorenses da zona norte (Aveiro, Porto, Braga e Guimarães) no passado dia 16 de Maio.
No debate estiveram em discussão “os desafios para o desenvolvimento de Timor”. O encontro teve lugar na cidade do Porto e contou com a presença de Dom Carlos Filipe Ximenes Belo, SDB, Bispo Emérito de Díli e Co-laureado Premio Nobel da Paz 1996.
O desafio dos estudantes timorenses na participação do desenvolvimento e da construção do país foi a principal preocupação de Joaquim Fernandes na sua intervenção.
“Para que haja uma paz duradoura tem de haver a promoção de igualdades de direitos, isto é, direito à saúde, à educação e sobretudo a uma vida melhor”, afirmou o vice coordenador-geral. Joaquim Fernandes explicou: “o progresso e o desenvolvimento do país dependem de cada um de nós. Como juventude, devemos ser elementos mais activos na defesa deste conceito”. Fernandes destacou a importância dos jovens, reforçando a ideia do papel a desempenhar pelos estudantes timorenses: “como estudantes, devemos apostar mais na formação académica. O futuro do país está nas nossas mãos” finalizou.
Fórum Académico da Fretilin em Coimbra (F.A.F.C)
(Para mais informações contacte a Direcção do F.A.F.C)